Antes de tudo uma breve introdução ao momento em que estamos vivendo.
O que é COVID-19?
Segundo a Organização Mundial de Saúde o coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa, descoberto em dezembro de 2019, causada por um novo vírus que causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia.
É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência usando água e sabão, álcool em gel, evitar aglomerações, manter ambientes bem ventilados, evitar compartilhar objetos pessoais e evitar tocar no rosto pois a principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.
Quem afeta?
De pequenos a grandes empreendedores, de crianças a idosos, todas as pessoas estão sentindo os efeitos do COVID-19 mas sabemos que os idosos estão no topo da lista de risco. Como o vírus se espalha facilmente e queremos cuidar de quem está próximo de nós todas as medidas de precaução devem ser levadas em consideração.
As aulas assim como o comércio - exceto farmácias, hospital e supermercados, foram interrompidas na preocupação de proteger todos os envolvidos mas graças a internet e pessoas engajadas em ajudar que tem muitas dicas, cursos para que possamos continuar a caminhada rumo ao aprendizado e a saúde mental.
A partir do dia 18 de março de 2020 vimos a explosão de informações sobre a epidemia viral, o comércio sendo fechado e medidas sendo tomada para que o vírus não se espalhe mais, mas apesar de ser um momento difícil é importante frisar que é um momento temporário.
Os profissionais de fotografia, como muitos outros, tiveram o cancelamento de trabalhos como ensaios e festas devido ao pedido para evitar aglomerações, o contato com outras pessoas.
Então, sendo realista, com o afastamento social solicitado pelo Ministério da Saúde, os fotógrafos não devem trabalhar durante o período em que for determinado. Mais importante, e isso vale para todas as áreas, é que o profissional busque alternativas para se manter produtivo, cuidando também da sanidade mental durante esse período.
Esse é o objetivo deste post, dar algumas dicas para que possam ser aplicadas durante a quarentena.
O que nós fotógrafos podemos fazer?
Primeiro de tudo é manter a calma e verificar a reserva financeira para os próximos dias - capital de giro, reserva.... Procurar possíveis opções, caso necessário, como empréstimo com familiares ou mesmo linha de crédito de capital de giro em bancos sempre avaliando todas as possibilidades..
Aproveitar o tempo para estudar e aperfeiçoar processos dentro do nosso negócio. Quando tudo isso passar você vai sair na frente daqueles que resolveram atualizar as séries e ver a vida passar.
Manter a comunicação com o cliente é muito importante, use e abuse das redes mas não fique preso a conteúdo sobre o problema atual, dê dicas e crie conteúdo relevante para seus clientes.
Já pensou em oferecer pacotes, material impresso ou descontos para quando tudo voltar ao normal?
Participe da Campanha Não cancele, remarque! É mais uma sugestão para tratar com os seus clientes que provavelmente vão gostar de ter a oportunidade de realizar, mesmo que em outra data, o tão sonhado ensaio ou evento.
Aproveite esse momento para incentivar o consumo de produtos e serviço de empreendedores locais que vão precisar muito do apoio para continuar a sua jornada.
E por fim, você pode vender para outros fotógrafos - vender presets ou a sua edição sem sair de casa. Tudo pode ser uma oportunidade de ganhar um dinheiro durante esse período.
E não se esqueça... Compartilhe amor, pois muitos vão precisar para enfrentar essa mudança com mais leveza.
Conclusão
O fim da pandemia não tem data certa, mas aproveitar o tempo para se preparar já vai fazer toda diferença.
Obs: não saia de casa, cuide da sua saúde e de quem está perto de você.
Comments